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Laboratório Prático de Fisiologia e Acústica da Voz Cantada

Participe da gravação AO VIVO do Módulo 1 do LAB-FA

Uma capacitação e formação técnica do tipo “guia prático” em Fisiologia e Acústica Vocal para você aprender a mapear problemas vocais, desenvolver raciocínio técnico e ter resultados acima da média com treinamentos e exercícios vocais certeiros.

Insira seu e-mail abaixo e toque no “botão” para ir para o grupo de alunos no WhatsApp:





O LAB-FA é um Treinamento Prático para:

TALVEZ VOCÊ, ASSIM COMO EU…

O resultado é que:

Se você não achou o “ponto de virada” de como aplicar a Fisiologia, você:

No final, você terá duas escolhas:

Chegou a hora mudar isso, né?

ENTENDER A FISIOLOGIA E A ACÚSTICA DA VOZ É MAIS SIMPLES E PRÁTICO DO QUE VOCÊ IMAGINA!

Eu criei o LAB-FA com a proposta de

UNIR TEORIA & PRÁTICA. 

Ao final dessa capacitação, os resultados do treinamento te proporcionarão:

CONFIRA O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO EVENTO GRATUITO:

01.

Você só enxerga e reconhece aquilo que você CONHECE! É por isso que para ajudar seu aluno, você precisa entender de onde vem o problema. Aqui você vai aprender a “OUVIR MÚSCULOS” e não apenas a voz. Assim, você conseguirá mapear os problemas vocais muito rápido e escolher exercícios que promovem mudanças imediatas.

02.

Para entender os problemas é preciso entender OS SINTOMAS que os apontam, entendendo o que causa o problema, você vai aprender a ajustá-lo com mais  facilidade.

03.

O sonho de todo professor de canto é entender como usar os registros vocais na prática. Se você não sabe exatamente o que é e como usar o Tireoaritenóideo e o Cricotireóideo, aqui você vai aprender.

A Fisiologia e a Acústica da Voz são, realmente, NECESSÁRIAS para nós Professores e Fonoaudiólogos! E acredite:

É muito mais prático e aplicável do que você já viu por aí!

E eu vou te mostrar isso na gravação do Módulo 1 do LAB-FA que será totalmente gratuita e ao vivo no YouTube.

Nesses 3 dias, você vai perceber o quanto a Fisiologia e a Acústica da Voz estão por trás de tudo no canto. Usando-as propositalmente, você pode chegar nos resultados (não apenas vocais) que você sempre buscou para você e para os seus cantores.

Vamos juntos?

Além de tudo que você vai aprender na gravação gratuita do LAB-FA Módulo 1, aqui você já pode ficar por dentro de tudo que você vai aprender dentro do curso completo que vai te levar muito mais longe como Professor de Canto e Fonoaudiólogo da voz cantada.

AS INSCRIÇÕES ABREM DIA 22/11

Módulos gravados que você receberá quando entrar:

Aula 1: O passo-a-passo para mapear os principais problemas vocais de cantores e escolher exercícios que tragam mudanças imediatas.

Aula 2: APERTO, QUEBRA, FORÇA, ESTRIDÊNCIA, AGUDOS COMPLICADOS: entenda os sintomas e aprenda a ajustar focando na causa desses problemas.

Aula 3: REGISTROS VOCAIS: Manual Prático do Tireoaritenóideo (TA) o”principal” músculo vocal (PESO) e aprendendo a ativar o Cricotireóideo (CT) para agudos.

Aula 4: FOCO NO CANTO: Amplie seu repertório de exercícios e potencialize ajustes de ressonância. Aprenda a sintonizar fundo de garganta, nasalidade, oralidade, corpo e brilho vocal.

PARTE 1 – Curso Completo de Respiração

AULA 1

Respiração no canto

AULA 2

Tratados e pesquisa científica

AULA 3

Tipos de Respiração: Respiração Clavicular ou Superior

AULA 4

Respiração Média Mista Torácica

AULA 5

Respiração Abdominal ou Inferior

AULA 6

Respiração Costodiafragmático Abdominal

AULA 7

Demanda respiratória especiais no canto

AULA 8

Prática e raciocínio das respirações

AULA 9

Ensinando a respiração CDA do zero

AULA 10

Considerações sobre a respiração CDA na prática

 

Parte 2 – Curso Básico de Fisiologia da Voz Cantada

AULA 1

A Fisiologia da voz aplicada

AULA 2

Que tipos de músculo temos na laringe

AULA 3

O Tireoaritenóideo – TA

AULA 4

O Cricotireóideo – CT

AULA 5

Os “problemas” do TA

AULA 6

Ouvindo o TA

AULA 7

Por que seu aluno grita? Efeito Coanda

AULA 8

Considerações Finais

 

Parte 3 – Curso Básico de Ressonância/Filtros

AULA 1

Intro: Ressonância, Trato Vocal e Filtro

AULA 2

Mudar o filtro altera a fonte?

AULA 3

A interação fonte-filtro

AULA 4

Articulação e os articuladores

AULA 5

Características da Ressonância

AULA 6

Ressonância Alta Média Baixa

AULA 7

Pressão – Pressão Subglótica

AULA 8

Pressão – Pressão Negativa

AULA 9

Pressão – Pressão Positiva + Considerações Finais

AULA 10

Pergunta – Extensão Vs Tessitura

AULA 11

Fechamento Vs Ataques Vocais

AULA 12

Pergunta – Pode-se pigarrear ou prejudica

Aprenda a sintonizar fundo de garganta, nasalidade, oralidade, corpo e brilho vocal.

Módulos entregues AO VIVO:

AULA 1

Entendendo na prática todos os processos de respiração

AULA 2

A respiração abdominal ou inferior/baixa

AULA 3

A respiração intercostal ou costodiafragmático-abdominal

AULA 4

Fluxo Aéreo

AULA 5

Volume Aéreo

AULA 6

Pressão Aérea

AULA 7

Entendendo e manejando a pressão subglótica

AULA 8

Exercícios certeiros para treino de fluxo e pressão

AULA 9

O Efeito Coanda Vs. Tensão Vocal

AULA 10

Apoio ou Appoggio

AULA 11

Entendendo e manejando os problemas causados por uma respiração inadequada

AULA 12

Estação de prática com alunos

AULA 1

Coordenação Pneumofonoarticulatória (CPFA)

AULA 2

Introdução aos MIL

AULA 3

TA interno

AULA 4

TA externo

AULA 5

CT

AULA 6

CAL

AULA 7

AA/IAT

AULA 8

CAP

AULA 9

Mecanismo de adução secundária do CAL, AA e CT

AULA 10

A importância dos AA(IAT) e do CAL na zona de passagem, na soprosidade, nas quebras vocais e fendas glóticas

AULA 11

Estação de Prática Laboratorial: ativação muscular e transferência para o canto.

AULA 1

Ressonância, filtros, encaixes, lugar, impostação, trato vocal e colocação de voz

AULA 2

Articulação e mecanismos articulatórios – lábios, língua, palato mole e mandíbula

AULA 3

Manobras possíveis e configurações do trato vocal

AULA 4

O que é ressonância vocal?

AULA 5

Os constritores da faringe

AULA 6

Ausência de cobertura

AULA 7

Meia cobertura

AULA 8

Cobertura

AULA 9

Metal, brilho e twang

AULA 10

Consequências de se alterar o formato do trato vocal

AULA 11

Estação de Prática Laboratorial: manobras de cobertura

AULA 1

O que são registros vocais

AULA 2

Mecanismo laríngeo ou um fenômeno perceptivo?

AULA 3

Voz de Peito

AULA 4

Voz Mista ou Mix

AULA 5

Voz de Cabeça

AULA 6

Falsete

AULA 7

Flauta ou Flageolet

AULA 8

Whistle ou Apito

 

AULA 1

Registros Vocais e Mecanismos Laríngeos (Roubeau et al. 2009).

AULA 2

M0: Basal (vocal fry)

AULA 3

M1: Modal (peito, misto-peito, piena in testa, mecanismo pesado, borda densa, TA-dominante)

AULA 4

M2: Elevado (falsete, cabeça, misto-cabeça, mecanismo leve, borda tênue, CT-dominante)

AULA 5

M3: Whistle (flauta, flageolet, assobio)

AULA 6

Mecanismos laríngeos e suas sonoridades

AULA 1

Registros vocais e a Pedagogia Vocal Popular atual

AULA 2

Adução Cartilaginosa Vs Adução Membranosa

AULA 3

Modo sussurrado

AULA 4

Modo soproso

AULA 5

Modo fluido

AULA 6

Modo neutro

AULA 7

Existe um Modo Firme?

AULA 8

Modo tenso ou pressed

AULA 1

O que a Acústica Vocal estuda?

AULA 2

Entendendo os Formantes

AULA 3

Entendendo os Harmônicos?

AULA 4

Entendendo a sintonia de Formantes e Harmônicos

AULA 5

Entendendo o básico de “o que” olhar no Espectrograma

AULA 6

Articulação e articuladores

AULA 7

A sintonia a partir das vogais

AULA 8

Sintonia F1H1

AULA 9

Sintonia F1H2

AULA 1

Entendendo as zonas de passagem

AULA 2

Entendendo com prática por que uma voz quebra

AULA 3

Laboratório Prático Aplicado de Exercícios e Treinamentos para resolução de problemas diversos e quebras de passagens com cantores 

“ao vivo”.

HEY, EU SOU O ANDRÉ… E PASSEI PERRENGUE COM AGUDOS, HEIN…

Sou doutorando em Fonoaudiologia, professor de canto, professor em duas pós-graduações… e canto também. Tenho 42 anos, sou pai do Caio e ele é a minha maior riqueza.

Ouvi dos meus professores que eu era baixo-barítono, que minha voz era tensa, apertada e que meus agudos eram difíceis. Mas eu não me conformei. Eu encontrei minha voz, meu caminho utilizando os incentivadores respiratório, os dispositivos, me dediquei e, finalmente, meus agudos chegaram.

Minha voz mudou, eu mudei. Fui parar em programas de televisão, fiz tournée pelo Brasil todo, gravei uma infinidade de participações em CDs, DVDs e shows ao vivo, e sempre fui convidado, principalmente, por cantar agudos com mais potência, presença vocal e por ter uma “imagem interessante” pros vídeos.

Que coisa, né… o “baixo-barítono” todo tímido e encolhido virou esse professor que vos fala! 

Por isso, eu sigo minha missão de mostrar e ensinar para quem caminha comigo que todo mundo pode ter a voz que quiser ter, aguda, potente e brilhante sim. É possível sim… é permitido sim… eu posso sim… e, acredite: VOCÊ PODE TAMBÉM. Eu te ensino “como”!

Vamos juntos? A gente merece!