Laboratório Prático de Fisiologia e Acústica da Voz Cantada
Participe da gravação AO VIVO do Módulo 1 do LAB-FA
Insira seu e-mail abaixo e toque no “botão” para ir para o grupo de alunos no WhatsApp:
O LAB-FA é um Treinamento Prático para:
TALVEZ VOCÊ, ASSIM COMO EU…
O resultado é que:
Se você não achou o “ponto de virada” de como aplicar a Fisiologia, você:
No final, você terá duas escolhas:
Chegou a hora mudar isso, né?
ENTENDER A FISIOLOGIA E A ACÚSTICA DA VOZ É MAIS SIMPLES E PRÁTICO DO QUE VOCÊ IMAGINA!
Eu criei o LAB-FA com a proposta de
UNIR TEORIA & PRÁTICA.
Ao final dessa capacitação, os resultados do treinamento te proporcionarão:
CONFIRA O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO EVENTO GRATUITO:
Você só enxerga e reconhece aquilo que você CONHECE! É por isso que para ajudar seu aluno, você precisa entender de onde vem o problema. Aqui você vai aprender a “OUVIR MÚSCULOS” e não apenas a voz. Assim, você conseguirá mapear os problemas vocais muito rápido e escolher exercícios que promovem mudanças imediatas.
Para entender os problemas é preciso entender OS SINTOMAS que os apontam, entendendo o que causa o problema, você vai aprender a ajustá-lo com mais facilidade.
O sonho de todo professor de canto é entender como usar os registros vocais na prática. Se você não sabe exatamente o que é e como usar o Tireoaritenóideo e o Cricotireóideo, aqui você vai aprender.
A Fisiologia e a Acústica da Voz são, realmente, NECESSÁRIAS para nós Professores e Fonoaudiólogos! E acredite:
É muito mais prático e aplicável do que você já viu por aí!
E eu vou te mostrar isso na gravação do Módulo 1 do LAB-FA que será totalmente gratuita e ao vivo no YouTube.
Nesses 3 dias, você vai perceber o quanto a Fisiologia e a Acústica da Voz estão por trás de tudo no canto. Usando-as propositalmente, você pode chegar nos resultados (não apenas vocais) que você sempre buscou para você e para os seus cantores.
Vamos juntos?
Além de tudo que você vai aprender na gravação gratuita do LAB-FA Módulo 1, aqui você já pode ficar por dentro de tudo que você vai aprender dentro do curso completo que vai te levar muito mais longe como Professor de Canto e Fonoaudiólogo da voz cantada.
AS INSCRIÇÕES ABREM DIA 22/11
Módulos gravados que você receberá quando entrar:
Aula 1: O passo-a-passo para mapear os principais problemas vocais de cantores e escolher exercícios que tragam mudanças imediatas.
Aula 2: APERTO, QUEBRA, FORÇA, ESTRIDÊNCIA, AGUDOS COMPLICADOS: entenda os sintomas e aprenda a ajustar focando na causa desses problemas.
Aula 3: REGISTROS VOCAIS: Manual Prático do Tireoaritenóideo (TA) o”principal” músculo vocal (PESO) e aprendendo a ativar o Cricotireóideo (CT) para agudos.
Aula 4: FOCO NO CANTO: Amplie seu repertório de exercícios e potencialize ajustes de ressonância. Aprenda a sintonizar fundo de garganta, nasalidade, oralidade, corpo e brilho vocal.
PARTE 1 – Curso Completo de Respiração
AULA 1 | Respiração no canto |
AULA 2 | Tratados e pesquisa científica |
AULA 3 | Tipos de Respiração: Respiração Clavicular ou Superior |
AULA 4 | Respiração Média Mista Torácica |
AULA 5 | Respiração Abdominal ou Inferior |
AULA 6 | Respiração Costodiafragmático Abdominal |
AULA 7 | Demanda respiratória especiais no canto |
AULA 8 | Prática e raciocínio das respirações |
AULA 9 | Ensinando a respiração CDA do zero |
AULA 10 | Considerações sobre a respiração CDA na prática |
Parte 2 – Curso Básico de Fisiologia da Voz Cantada
AULA 1 | A Fisiologia da voz aplicada |
AULA 2 | Que tipos de músculo temos na laringe |
AULA 3 | O Tireoaritenóideo – TA |
AULA 4 | O Cricotireóideo – CT |
AULA 5 | Os “problemas” do TA |
AULA 6 | Ouvindo o TA |
AULA 7 | Por que seu aluno grita? Efeito Coanda |
AULA 8 | Considerações Finais |
Parte 3 – Curso Básico de Ressonância/Filtros
AULA 1 | Intro: Ressonância, Trato Vocal e Filtro |
AULA 2 | Mudar o filtro altera a fonte? |
AULA 3 | A interação fonte-filtro |
AULA 4 | Articulação e os articuladores |
AULA 5 | Características da Ressonância |
AULA 6 | Ressonância Alta Média Baixa |
AULA 7 | Pressão – Pressão Subglótica |
AULA 8 | Pressão – Pressão Negativa |
AULA 9 | Pressão – Pressão Positiva + Considerações Finais |
AULA 10 | Pergunta – Extensão Vs Tessitura |
AULA 11 | Fechamento Vs Ataques Vocais |
AULA 12 | Pergunta – Pode-se pigarrear ou prejudica |
Aprenda a sintonizar fundo de garganta, nasalidade, oralidade, corpo e brilho vocal.
Módulos entregues AO VIVO:
AULA 1 | Entendendo na prática todos os processos de respiração |
AULA 2 | A respiração abdominal ou inferior/baixa |
AULA 3 | A respiração intercostal ou costodiafragmático-abdominal |
AULA 4 | Fluxo Aéreo |
AULA 5 | Volume Aéreo |
AULA 6 | Pressão Aérea |
AULA 7 | Entendendo e manejando a pressão subglótica |
AULA 8 | Exercícios certeiros para treino de fluxo e pressão |
AULA 9 | O Efeito Coanda Vs. Tensão Vocal |
AULA 10 | Apoio ou Appoggio |
AULA 11 | Entendendo e manejando os problemas causados por uma respiração inadequada |
AULA 12 | Estação de prática com alunos |
AULA 1 | Coordenação Pneumofonoarticulatória (CPFA) |
AULA 2 | Introdução aos MIL |
AULA 3 | TA interno |
AULA 4 | TA externo |
AULA 5 | CT |
AULA 6 | CAL |
AULA 7 | AA/IAT |
AULA 8 | CAP |
AULA 9 | Mecanismo de adução secundária do CAL, AA e CT |
AULA 10 | A importância dos AA(IAT) e do CAL na zona de passagem, na soprosidade, nas quebras vocais e fendas glóticas |
AULA 11 | Estação de Prática Laboratorial: ativação muscular e transferência para o canto. |
AULA 1 | Ressonância, filtros, encaixes, lugar, impostação, trato vocal e colocação de voz |
AULA 2 | Articulação e mecanismos articulatórios – lábios, língua, palato mole e mandíbula |
AULA 3 | Manobras possíveis e configurações do trato vocal |
AULA 4 | O que é ressonância vocal? |
AULA 5 | Os constritores da faringe |
AULA 6 | Ausência de cobertura |
AULA 7 | Meia cobertura |
AULA 8 | Cobertura |
AULA 9 | Metal, brilho e twang |
AULA 10 | Consequências de se alterar o formato do trato vocal |
AULA 11 | Estação de Prática Laboratorial: manobras de cobertura |
AULA 1 | O que são registros vocais |
AULA 2 | Mecanismo laríngeo ou um fenômeno perceptivo? |
AULA 3 | Voz de Peito |
AULA 4 | Voz Mista ou Mix |
AULA 5 | Voz de Cabeça |
AULA 6 | Falsete |
AULA 7 | Flauta ou Flageolet |
AULA 8 | Whistle ou Apito |
AULA 1 | Registros Vocais e Mecanismos Laríngeos (Roubeau et al. 2009). |
AULA 2 | M0: Basal (vocal fry) |
AULA 3 | M1: Modal (peito, misto-peito, piena in testa, mecanismo pesado, borda densa, TA-dominante) |
AULA 4 | M2: Elevado (falsete, cabeça, misto-cabeça, mecanismo leve, borda tênue, CT-dominante) |
AULA 5 | M3: Whistle (flauta, flageolet, assobio) |
AULA 6 | Mecanismos laríngeos e suas sonoridades |
AULA 1 | Registros vocais e a Pedagogia Vocal Popular atual |
AULA 2 | Adução Cartilaginosa Vs Adução Membranosa |
AULA 3 | Modo sussurrado |
AULA 4 | Modo soproso |
AULA 5 | Modo fluido |
AULA 6 | Modo neutro |
AULA 7 | Existe um Modo Firme? |
AULA 8 | Modo tenso ou pressed |
AULA 1 | O que a Acústica Vocal estuda? |
AULA 2 | Entendendo os Formantes |
AULA 3 | Entendendo os Harmônicos? |
AULA 4 | Entendendo a sintonia de Formantes e Harmônicos |
AULA 5 | Entendendo o básico de “o que” olhar no Espectrograma |
AULA 6 | Articulação e articuladores |
AULA 7 | A sintonia a partir das vogais |
AULA 8 | Sintonia F1H1 |
AULA 9 | Sintonia F1H2 |
AULA 1 | Entendendo as zonas de passagem |
AULA 2 | Entendendo com prática por que uma voz quebra |
AULA 3 | Laboratório Prático Aplicado de Exercícios e Treinamentos para resolução de problemas diversos e quebras de passagens com cantores “ao vivo”. |
HEY, EU SOU O ANDRÉ… E PASSEI PERRENGUE COM AGUDOS, HEIN…
Sou doutorando em Fonoaudiologia, professor de canto, professor em duas pós-graduações… e canto também. Tenho 42 anos, sou pai do Caio e ele é a minha maior riqueza.
Ouvi dos meus professores que eu era baixo-barítono, que minha voz era tensa, apertada e que meus agudos eram difíceis. Mas eu não me conformei. Eu encontrei minha voz, meu caminho utilizando os incentivadores respiratório, os dispositivos, me dediquei e, finalmente, meus agudos chegaram.
Minha voz mudou, eu mudei. Fui parar em programas de televisão, fiz tournée pelo Brasil todo, gravei uma infinidade de participações em CDs, DVDs e shows ao vivo, e sempre fui convidado, principalmente, por cantar agudos com mais potência, presença vocal e por ter uma “imagem interessante” pros vídeos.
Que coisa, né… o “baixo-barítono” todo tímido e encolhido virou esse professor que vos fala!
Por isso, eu sigo minha missão de mostrar e ensinar para quem caminha comigo que todo mundo pode ter a voz que quiser ter, aguda, potente e brilhante sim. É possível sim… é permitido sim… eu posso sim… e, acredite: VOCÊ PODE TAMBÉM. Eu te ensino “como”!
Vamos juntos? A gente merece!