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LABORATÓRIO PRÁTICO DE FISIOLOGIA E ACÚSTICA DA VOZ CANTADA

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O LAB-FA é para:

Os objetivos do LAB-FA são:

Organizar o fluxo aéreo (respiração) e quanto de ar mandamos pra voz funcionar efetivamente.

Conhecer os músculos das pregas vocais envolvidos no canto e como ativá-los.

Identificar de forma prática como funcionam os músculos TA, CT, CAL, AA(IAT) e CAP.

Compreender os ajustes mecânicos e neuromotores de como acionar esses músculos.

Praticar vocalizes e cantar pra valer compreendendo o que está acontecendo (conteúdo totalmente prático “ao vivo”).

Desenvolver raciocínio técnico-fisiológico para treinamento, aperfeiçoamento, diminuição de tensão e fortalecimento de músculos específicos.

Correlacionar as queixas vocais dos alunos, pacientes, cantores ou as próprias queixas com cada músculo.

Entender e resolver problemas de quebras vocais, zonas de passagem, compensação e coordenação muscular.

O que você irá aprender no LAB-F?

Aula 1: O passo-a-passo para mapear os principais problemas vocais de cantores e escolher exercícios que tragam mudanças imediatas.

Aula 2: APERTO, QUEBRA, FORÇA, ESTRIDÊNCIA, AGUDOS COMPLICADOS: entenda os sintomas e aprenda a ajustar focando na causa desses problemas.

Aula 3: REGISTROS VOCAIS: Manual Prático do Tireoaritenóideo (TA) o”principal” músculo vocal (PESO) e aprendendo a ativar o Cricotireóideo (CT) para agudos.

Aula 4: FOCO NO CANTO: Amplie seu repertório de exercícios e potencialize ajustes de ressonância. Aprenda a sintonizar fundo de garganta, nasalidade, oralidade, corpo e brilho vocal.

PARTE 1 – Curso Completo de Respiração

AULA 1

Respiração no canto

AULA 2

Tratados e pesquisa científica

AULA 3

Tipos de Respiração: Respiração Clavicular ou Superior

AULA 4

Respiração Média Mista Torácica

AULA 5

Respiração Abdominal ou Inferior

AULA 6

Respiração Costodiafragmático Abdominal

AULA 7

Demanda respiratória especiais no canto

AULA 8

Prática e raciocínio das respirações

AULA 9

Ensinando a respiração CDA do zero

AULA 10

Considerações sobre a respiração CDA na prática

Parte 2 – Curso Básico de Fisiologia da Voz Cantada

AULA 1

A Fisiologia da voz aplicada

AULA 2

Que tipos de músculo temos na laringe

AULA 3

O Tireoaritenóideo – TA

AULA 4

O Cricotireóideo – CT

AULA 5

Os “problemas” do TA

AULA 6

Ouvindo o TA

AULA 7

Por que seu aluno grita? Efeito Coanda

AULA 8

Considerações Finais

 

Parte 3 – Curso Básico de Ressonância/Filtros

AULA 1

Intro: Ressonância, Trato Vocal e Filtro

AULA 2

Mudar o filtro altera a fonte?

AULA 3

A interação fonte-filtro

AULA 4

Articulação e os articuladores

AULA 5

Características da Ressonância

AULA 6

Ressonância Alta Média Baixa

AULA 7

Pressão – Pressão Subglótica

AULA 8

Pressão – Pressão Negativa

AULA 9

Pressão – Pressão Positiva + Considerações Finais

AULA 10

Pergunta – Extensão Vs Tessitura

AULA 11

Fechamento Vs Ataques Vocais

AULA 12

Pergunta – Pode-se pigarrear ou prejudica

Módulos entregues AO VIVO:

AULA 1

Coordenação Pneumofonoarticulatória (CPFA)

AULA 2

Introdução aos MIL

AULA 3

TA interno

AULA 4

TA externo

AULA 5

CT

AULA 6

CAL

AULA 7

AA/IAT

AULA 8

CAP

AULA 9

Mecanismo de adução secundária do CAL, AA e CT

AULA 10

A importância dos AA(IAT) e do CAL na zona de passagem, na soprosidade, nas quebras vocais e fendas glóticas

AULA 11

Estação de Prática Laboratorial: ativação muscular e transferência para o canto.

AULA 1

O que são registros vocais

AULA 2

Mecanismo laríngeo ou um fenômeno perceptivo?

AULA 3

Voz de Peito

AULA 4

Voz Mista ou Mix

AULA 5

Voz de Cabeça

AULA 6

Falsete

AULA 7

Flauta ou Flageolet

AULA 8

Whistle ou Apito

 

AULA 1

Registros Vocais e Mecanismos Laríngeos (Roubeau et al. 2009).

AULA 2

M0: Basal (vocal fry)

AULA 3

M1: Modal (peito, misto-peito, piena in testa, mecanismo pesado, borda densa, TA-dominante)

AULA 4

M2: Elevado (falsete, cabeça, misto-cabeça, mecanismo leve, borda tênue, CT-dominante)

AULA 5

M3: Whistle (flauta, flageolet, assobio)

AULA 6

Mecanismos laríngeos e suas sonoridades

AULA 1

Registros vocais e a Pedagogia Vocal Popular atual

AULA 2

Adução Cartilaginosa Vs Adução Membranosa

AULA 3

Modo sussurrado

AULA 4

Modo soproso

AULA 5

Modo fluido

AULA 6

Modo neutro

AULA 7

Existe um Modo Firme?

AULA 8

Modo tenso ou pressed

AULA 1

O que a Acústica Vocal estuda?

AULA 2

Ressonância, filtros, encaixes, lugar, impostação, trato vocal e colocação de voz

AULA 3

Articulação e mecanismos articulatórios – lábios, língua, palato mole e mandíbula

AULA 4

Entendendo os Formantes

AULA 5

Entendendo os Harmônicos?

AULA 6

Entendendo a sintonia de Formantes e Harmônicos

AULA 7

Entendendo o básico de “o que” olhar no Espectrograma

AULA 8

Articulação e articuladores

AULA 9

A sintonia a partir das vogais

AULA 10

Sintonia F1H1

AULA 11


Sintonia F1H2

AULA 12

Sintonia F2H3

AULA 11

A Centralização de Vogais

AULA 12

Como fazer na prática

AULA 1

Entendendo as zonas de passagem

AULA 2

Entendendo com prática por que uma voz quebra

AULA 3

Laboratório Prático Aplicado de Exercícios e Treinamentos para resolução de problemas diversos e quebras de passagens com cantores 

“ao vivo”.

E tem bônus exclusivos:

Tudo sobre a Respiração para o canto

Fisiologia do Exercício – Princípios do Treinamento 

Aprofundando “de leve” nas Fibras Musculares

 Fisiologia da Voz Infantil

Fisiologia da Voz do Idoso

Entendendo as principais Patologias Vocais que acometem cantores: fendas, nódulos, pólipos, sulco e cisto – AO VIVO com Dr. Reinaldo Yazaki

A voz infanto-juvenil e processos lúdicos no aperfeiçoamento vocal – AO VIVO com CAMILA ÓCA

Criação de conteúdos baseados na Fisiologia e posicionamento no Instagram – AO VIVO com André Barroso

Mas, qual o valor de investimento por tudo isso?

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HEY, EU SOU O ANDRÉ… E PASSEI PERRENGUE COM AGUDOS, HEIN…

Sou doutorando em Fonoaudiologia, professor de canto, professor em duas pós-graduações… e canto também. Tenho 42 anos, sou pai do Caio e ele é a minha maior riqueza.

Ouvi dos meus professores que eu era baixo-barítono, que minha voz era tensa, apertada e que meus agudos eram difíceis. Mas eu não me conformei. Eu encontrei minha voz, meu caminho utilizando os incentivadores respiratório, os dispositivos, me dediquei e, finalmente, meus agudos chegaram.

Minha voz mudou, eu mudei. Fui parar em programas de televisão, fiz tournée pelo Brasil todo, gravei uma infinidade de participações em CDs, DVDs e shows ao vivo, e sempre fui convidado, principalmente, por cantar agudos com mais potência, presença vocal e por ter uma “imagem interessante” pros vídeos.

Que coisa, né… o “baixo-barítono” todo tímido e encolhido virou esse professor que vos fala! 

Por isso, eu sigo minha missão de mostrar e ensinar para quem caminha comigo que todo mundo pode ter a voz que quiser ter, aguda, potente e brilhante sim. É possível sim… é permitido sim… eu posso sim… e, acredite: VOCÊ PODE TAMBÉM. Eu te ensino “como”!

Vamos juntos? A gente merece!