O LAB-FA é para:
Os objetivos do LAB-FA são:
Organizar o fluxo aéreo (respiração) e quanto de ar mandamos pra voz funcionar efetivamente.
Conhecer os músculos das pregas vocais envolvidos no canto e como ativá-los.
Identificar de forma prática como funcionam os músculos TA, CT, CAL, AA(IAT) e CAP.
Compreender os ajustes mecânicos e neuromotores de como acionar esses músculos.
Praticar vocalizes e cantar pra valer compreendendo o que está acontecendo (conteúdo totalmente prático “ao vivo”).
Desenvolver raciocínio técnico-fisiológico para treinamento, aperfeiçoamento, diminuição de tensão e fortalecimento de músculos específicos.
Correlacionar as queixas vocais dos alunos, pacientes, cantores ou as próprias queixas com cada músculo.
Entender e resolver problemas de quebras vocais, zonas de passagem, compensação e coordenação muscular.
O que você irá aprender no LAB-F?
Aula 1: O passo-a-passo para mapear os principais problemas vocais de cantores e escolher exercícios que tragam mudanças imediatas.
Aula 2: APERTO, QUEBRA, FORÇA, ESTRIDÊNCIA, AGUDOS COMPLICADOS: entenda os sintomas e aprenda a ajustar focando na causa desses problemas.
Aula 3: REGISTROS VOCAIS: Manual Prático do Tireoaritenóideo (TA) o”principal” músculo vocal (PESO) e aprendendo a ativar o Cricotireóideo (CT) para agudos.
Aula 4: FOCO NO CANTO: Amplie seu repertório de exercícios e potencialize ajustes de ressonância. Aprenda a sintonizar fundo de garganta, nasalidade, oralidade, corpo e brilho vocal.
PARTE 1 – Curso Completo de Respiração
AULA 1 | Respiração no canto |
AULA 2 | Tratados e pesquisa científica |
AULA 3 | Tipos de Respiração: Respiração Clavicular ou Superior |
AULA 4 | Respiração Média Mista Torácica |
AULA 5 | Respiração Abdominal ou Inferior |
AULA 6 | Respiração Costodiafragmático Abdominal |
AULA 7 | Demanda respiratória especiais no canto |
AULA 8 | Prática e raciocínio das respirações |
AULA 9 | Ensinando a respiração CDA do zero |
AULA 10 | Considerações sobre a respiração CDA na prática |
Parte 2 – Curso Básico de Fisiologia da Voz Cantada
AULA 1 | A Fisiologia da voz aplicada |
AULA 2 | Que tipos de músculo temos na laringe |
AULA 3 | O Tireoaritenóideo – TA |
AULA 4 | O Cricotireóideo – CT |
AULA 5 | Os “problemas” do TA |
AULA 6 | Ouvindo o TA |
AULA 7 | Por que seu aluno grita? Efeito Coanda |
AULA 8 | Considerações Finais |
Parte 3 – Curso Básico de Ressonância/Filtros
AULA 1 | Intro: Ressonância, Trato Vocal e Filtro |
AULA 2 | Mudar o filtro altera a fonte? |
AULA 3 | A interação fonte-filtro |
AULA 4 | Articulação e os articuladores |
AULA 5 | Características da Ressonância |
AULA 6 | Ressonância Alta Média Baixa |
AULA 7 | Pressão – Pressão Subglótica |
AULA 8 | Pressão – Pressão Negativa |
AULA 9 | Pressão – Pressão Positiva + Considerações Finais |
AULA 10 | Pergunta – Extensão Vs Tessitura |
AULA 11 | Fechamento Vs Ataques Vocais |
AULA 12 | Pergunta – Pode-se pigarrear ou prejudica |
Módulos entregues AO VIVO:
AULA 1 | Coordenação Pneumofonoarticulatória (CPFA) |
AULA 2 | Introdução aos MIL |
AULA 3 | TA interno |
AULA 4 | TA externo |
AULA 5 | CT |
AULA 6 | CAL |
AULA 7 | AA/IAT |
AULA 8 | CAP |
AULA 9 | Mecanismo de adução secundária do CAL, AA e CT |
AULA 10 | A importância dos AA(IAT) e do CAL na zona de passagem, na soprosidade, nas quebras vocais e fendas glóticas |
AULA 11 | Estação de Prática Laboratorial: ativação muscular e transferência para o canto. |
AULA 1 | O que são registros vocais |
AULA 2 | Mecanismo laríngeo ou um fenômeno perceptivo? |
AULA 3 | Voz de Peito |
AULA 4 | Voz Mista ou Mix |
AULA 5 | Voz de Cabeça |
AULA 6 | Falsete |
AULA 7 | Flauta ou Flageolet |
AULA 8 | Whistle ou Apito |
AULA 1 | Registros Vocais e Mecanismos Laríngeos (Roubeau et al. 2009). |
AULA 2 | M0: Basal (vocal fry) |
AULA 3 | M1: Modal (peito, misto-peito, piena in testa, mecanismo pesado, borda densa, TA-dominante) |
AULA 4 | M2: Elevado (falsete, cabeça, misto-cabeça, mecanismo leve, borda tênue, CT-dominante) |
AULA 5 | M3: Whistle (flauta, flageolet, assobio) |
AULA 6 | Mecanismos laríngeos e suas sonoridades |
AULA 1 | Registros vocais e a Pedagogia Vocal Popular atual |
AULA 2 | Adução Cartilaginosa Vs Adução Membranosa |
AULA 3 | Modo sussurrado |
AULA 4 | Modo soproso |
AULA 5 | Modo fluido |
AULA 6 | Modo neutro |
AULA 7 | Existe um Modo Firme? |
AULA 8 | Modo tenso ou pressed |
AULA 1 | O que a Acústica Vocal estuda? |
AULA 2 | Ressonância, filtros, encaixes, lugar, impostação, trato vocal e colocação de voz |
AULA 3 | Articulação e mecanismos articulatórios – lábios, língua, palato mole e mandíbula |
AULA 4 | Entendendo os Formantes |
AULA 5 | Entendendo os Harmônicos? |
AULA 6 | Entendendo a sintonia de Formantes e Harmônicos |
AULA 7 | Entendendo o básico de “o que” olhar no Espectrograma |
AULA 8 | Articulação e articuladores |
AULA 9 | A sintonia a partir das vogais |
AULA 10 | Sintonia F1H1 |
AULA 11 | Sintonia F1H2 |
AULA 12 | Sintonia F2H3 |
AULA 11 | A Centralização de Vogais |
AULA 12 | Como fazer na prática |
AULA 1 | Entendendo as zonas de passagem |
AULA 2 | Entendendo com prática por que uma voz quebra |
AULA 3 | Laboratório Prático Aplicado de Exercícios e Treinamentos para resolução de problemas diversos e quebras de passagens com cantores “ao vivo”. |
E tem bônus exclusivos:
Tudo sobre a Respiração para o canto
Fisiologia do Exercício – Princípios do Treinamento
Aprofundando “de leve” nas Fibras Musculares
Fisiologia da Voz Infantil
Fisiologia da Voz do Idoso
Entendendo as principais Patologias Vocais que acometem cantores: fendas, nódulos, pólipos, sulco e cisto – AO VIVO com Dr. Reinaldo Yazaki
A voz infanto-juvenil e processos lúdicos no aperfeiçoamento vocal – AO VIVO com CAMILA ÓCA
Criação de conteúdos baseados na Fisiologia e posicionamento no Instagram – AO VIVO com André Barroso
Mas, qual o valor de investimento por tudo isso?
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HEY, EU SOU O ANDRÉ… E PASSEI PERRENGUE COM AGUDOS, HEIN…
Sou doutorando em Fonoaudiologia, professor de canto, professor em duas pós-graduações… e canto também. Tenho 42 anos, sou pai do Caio e ele é a minha maior riqueza.
Ouvi dos meus professores que eu era baixo-barítono, que minha voz era tensa, apertada e que meus agudos eram difíceis. Mas eu não me conformei. Eu encontrei minha voz, meu caminho utilizando os incentivadores respiratório, os dispositivos, me dediquei e, finalmente, meus agudos chegaram.
Minha voz mudou, eu mudei. Fui parar em programas de televisão, fiz tournée pelo Brasil todo, gravei uma infinidade de participações em CDs, DVDs e shows ao vivo, e sempre fui convidado, principalmente, por cantar agudos com mais potência, presença vocal e por ter uma “imagem interessante” pros vídeos.
Que coisa, né… o “baixo-barítono” todo tímido e encolhido virou esse professor que vos fala!
Por isso, eu sigo minha missão de mostrar e ensinar para quem caminha comigo que todo mundo pode ter a voz que quiser ter, aguda, potente e brilhante sim. É possível sim… é permitido sim… eu posso sim… e, acredite: VOCÊ PODE TAMBÉM. Eu te ensino “como”!
Vamos juntos? A gente merece!