REABERTURA RELÂMPAGO! ACABA EM …
Um guia prático para você aprender a mapear problemas vocais, desenvolver raciocínio técnico e ter resultados expressivos com treinamentos e exercícios vocais certeiros.
O LAB-F é para:
- Professores de canto
- Fonoaudiólogos que atendem cantores
- Cantores que querem saber de Fisiologia
- Quem quer desenvolver “percepção e escuta dos músculos intrínsecos”
- Quem quer aumentar seu repertório de exercícios e planos de treino vocal
Os objetivos do LAB-F são:
Organizar o fluxo aéreo (respiração) e quanto de ar mandamos pra voz funcionar efetivamente.
Conhecer os músculos das pregas vocais envolvidos no canto e como ativá-los.
Identificar de forma prática como funcionam os músculos TA, CT, CAL, AA(IAT) e CAP.
Compreender os ajustes mecânicos e neuromotores de como acionar esses músculos.
Conhecer os músculos das pregas vocais envolvidos no canto e como ativá-los.
Praticar vocalizes e cantar pra valer compreendendo o que está acontecendo (conteúdo totalmente prático “ao vivo”).
Entender e resolver problemas de quebras vocais, zonas de passagem, compensação e coordenação muscular.
Desenvolver raciocínio técnico-fisiológico para treinamento, aperfeiçoamento, diminuição de tensão e fortalecimento de músculos específicos.
Correlacionar as queixas vocais dos alunos, pacientes, cantores ou as próprias queixas com cada músculo.
O que você irá aprender no LAB-F?
Aula 1: O passo-a-passo para mapear os principais problemas vocais de cantores e escolher exercícios que tragam mudanças imediatas.
Aula 2: APERTO, QUEBRA, FORÇA, ESTRIDÊNCIA, AGUDOS COMPLICADOS: entenda os sintomas e aprenda a ajustar focando na causa desses problemas.
Aula 3: REGISTROS VOCAIS: Manual Prático do Tireoaritenóideo (TA) o”principal” músculo vocal (PESO) e aprendendo a ativar o Cricotireóideo (CT) para agudos.
Aula 4: FOCO NO CANTO: Amplie seu repertório de exercícios e potencialize ajustes de ressonância. Aprenda a sintonizar fundo de garganta, nasalidade, oralidade, corpo e brilho vocal.
PARTE 1 – Curso Completo de Respiração
AULA 1 | Respiração no canto |
AULA 2 | Tratados e pesquisa científica |
AULA 3 | Tipos de Respiração: Respiração Clavicular ou Superior |
AULA 4 | Respiração Média Mista Torácica |
AULA 5 | Respiração Abdominal ou Inferior |
AULA 6 | Respiração Costodiafragmático Abdominal |
AULA 7 | Demanda respiratória especiais no canto |
AULA 8 | Prática e raciocínio das respirações |
AULA 9 | Ensinando a respiração CDA do zero |
AULA 10 | Considerações sobre a respiração CDA na prática |
Parte 2 – Curso Básico de Fisiologia da Voz Cantada
AULA 1 | A Fisiologia da voz aplicada |
AULA 2 | Que tipos de músculo temos na laringe |
AULA 3 | O Tireoaritenóideo – TA |
AULA 4 | O Cricotireóideo – CT |
AULA 5 | Os “problemas” do TA |
AULA 6 | Ouvindo o TA |
AULA 7 | Por que seu aluno grita? Efeito Coanda |
AULA 8 | Considerações Finais |
Parte 3 – Curso Básico de Ressonância/Filtros
AULA 1 | Intro: Ressonância, Trato Vocal e Filtro |
AULA 2 | Mudar o filtro altera a fonte? |
AULA 3 | A interação fonte-filtro |
AULA 4 | Articulação e os articuladores |
AULA 5 | Características da Ressonância |
AULA 6 | Ressonância Alta Média Baixa |
AULA 7 | Pressão – Pressão Subglótica |
AULA 8 | Pressão – Pressão Negativa |
AULA 9 | Pressão – Pressão Positiva + Considerações Finais |
AULA 10 | Pergunta – Extensão Vs Tessitura |
AULA 11 | Fechamento Vs Ataques Vocais |
AULA 12 | Pergunta – Pode-se pigarrear ou prejudica |
Aprenda a sintonizar fundo de garganta, nasalidade, oralidade, corpo e brilho vocal.
Módulos entregues AO VIVO:
AULA 1 | Entendendo na prática todos os processos de respiração |
AULA 2 | A respiração abdominal ou inferior/baixa |
AULA 3 | A respiração intercostal ou costodiafragmático-abdominal |
AULA 4 | Fluxo Aéreo |
AULA 5 | Volume Aéreo |
AULA 6 | Pressão Aérea |
AULA 7 | Entendendo e manejando a pressão subglótica |
AULA 8 | Exercícios certeiros para treino de fluxo e pressão |
AULA 9 | O Efeito Coanda Vs. Tensão Vocal |
AULA 10 | Apoio ou Appoggio |
AULA 11 | Entendendo e manejando os problemas causados por uma respiração inadequada |
AULA 12 | Estação de prática com alunos |
AULA 1 | Coordenação Pneumofonoarticulatória (CPFA) |
AULA 2 | Introdução aos MIL |
AULA 3 | TA interno |
AULA 4 | TA externo |
AULA 5 | CT |
AULA 6 | CAL |
AULA 7 | AA/IAT |
AULA 8 | CAP |
AULA 9 | Mecanismo de adução secundária do CAL, AA e CT |
AULA 10 | A importância dos AA(IAT) e do CAL na zona de passagem, na soprosidade, nas quebras vocais e fendas glóticas |
AULA 11 | Estação de Prática Laboratorial: ativação muscular e transferência para o canto. |
AULA 1 | Ressonância, filtros, encaixes, lugar, impostação, trato vocal e colocação de voz |
AULA 2 | Articulação e mecanismos articulatórios – lábios, língua, palato mole e mandíbula |
AULA 3 | Manobras possíveis e configurações do trato vocal |
AULA 4 | O que é ressonância vocal? |
AULA 5 | Os constritores da faringe |
AULA 6 | Ausência de cobertura |
AULA 7 | Meia cobertura |
AULA 8 | Cobertura |
AULA 9 | Metal, brilho e twang |
AULA 10 | Consequências de se alterar o formato do trato vocal |
AULA 11 | Estação de Prática Laboratorial: manobras de cobertura |
AULA 1 | O que são registros vocais |
AULA 2 | Mecanismo laríngeo ou um fenômeno perceptivo? |
AULA 3 | Voz de Peito |
AULA 4 | Voz Mista ou Mix |
AULA 5 | Voz de Cabeça |
AULA 6 | Falsete |
AULA 7 | Flauta ou Flageolet |
AULA 8 | Whistle ou Apito |
AULA 1 | Registros Vocais e Mecanismos Laríngeos (Roubeau et al. 2009). |
AULA 2 | M0: Basal (vocal fry) |
AULA 3 | M1: Modal (peito, misto-peito, piena in testa, mecanismo pesado, borda densa, TA-dominante) |
AULA 4 | M2: Elevado (falsete, cabeça, misto-cabeça, mecanismo leve, borda tênue, CT-dominante) |
AULA 5 | M3: Whistle (flauta, flageolet, assobio) |
AULA 6 | Mecanismos laríngeos e suas sonoridades |
AULA 1 | Registros vocais e a Pedagogia Vocal Popular atual |
AULA 2 | Adução Cartilaginosa Vs Adução Membranosa |
AULA 3 | Modo sussurrado |
AULA 4 | Modo soproso |
AULA 5 | Modo fluido |
AULA 6 | Modo neutro |
AULA 7 | Existe um Modo Firme? |
AULA 8 | Modo tenso ou pressed |
AULA 1 | O que a Acústica Vocal estuda? |
AULA 2 | Entendendo os Formantes |
AULA 3 | Entendendo os Harmônicos? |
AULA 4 | Entendendo a sintonia de Formantes e Harmônicos |
AULA 5 | Entendendo o básico de “o que” olhar no Espectrograma |
AULA 6 | Articulação e articuladores |
AULA 7 | A sintonia a partir das vogais |
AULA 8 | Sintonia F1H1 |
AULA 9 | Sintonia F1H2 |
AULA 1 | Entendendo as zonas de passagem |
AULA 2 | Entendendo com prática por que uma voz quebra |
AULA 3 | Laboratório Prático Aplicado de Exercícios e Treinamentos para resolução de problemas diversos e quebras de passagens com cantores “ao vivo”. |
E tem bônus exclusivos:
Fisiologia da Voz Infantil
Fisiologia da Voz do Idoso
Raciocínio Clínico ou Técnico-Fisiológico
Aprofundando “de leve” nas Fibras Musculares
Criação de conteúdos baseados na Fisiologia e posicionamento no Instagram
Fisiologia do Exercício – Princípios do Treinamento
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Dr. Reinaldo Yazaki
Entendendo as principais Patologias Vocais que acometem cantores: fendas, nódulos, pólipos, sulco e cisto
Camila Óca
A voz infanto-juvenil e processos lúdicos no aperfeiçoamento vocal
Prof. Dr. Geová Amorim
O que fazer nas Urgências e Emergências Vocais
Fernando Zimmermann
MIX: entendendo definitivamente a Voz Mista com estratégias e práticas
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André Barroso é cantor, Professor de Canto, Fonoaudiólogo, Mestre e Doutorando na área de Performance Vocal e Fisiologia da Voz Aplicada.André é um especialista com amplo conhecimento da prática e manuseio da técnica, ajustes e exercícios vocais em cantores. Seu trabalho e pesquisas em Fisiologia da Voz e Acústica Aplicada tem trazido clareza e segurança na construção de resultados vocais cada vez mais acertados e duradouros para seus mentorados.André sabe, na prática, o que é essencial para você escalar o seu trabalho como Professor de Canto e FonoVoz com competência, segurança técnica e, com isso, aumentar consideravelmente seus resultados e rendimentos.Bem-vindo, bem-vinda!
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