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LABORATÓRIO PRÁTICO DE FISIOLOGIA DA VOZ CANTADA

Um guia prático para você aprender a mapear problemas vocais, desenvolver raciocínio técnico e ter resultados expressivos com treinamentos e exercícios vocais certeiros.

O LAB-F é para:

Os objetivos do LAB-F são:

Organizar o fluxo aéreo (respiração) e quanto de ar mandamos pra voz funcionar efetivamente.

Conhecer os músculos das pregas vocais envolvidos no canto e como ativá-los.

Identificar de forma prática como funcionam os músculos TA, CT, CAL, AA(IAT) e CAP.

Compreender os ajustes mecânicos e neuromotores de como acionar esses músculos.

Conhecer os músculos das pregas vocais envolvidos no canto e como ativá-los.

Praticar vocalizes e cantar pra valer compreendendo o que está acontecendo (conteúdo totalmente prático “ao vivo”).

Entender e resolver problemas de quebras vocais, zonas de passagem, compensação e coordenação muscular.

Desenvolver raciocínio técnico-fisiológico para treinamento, aperfeiçoamento, diminuição de tensão e fortalecimento de músculos específicos.

Correlacionar as queixas vocais dos alunos, pacientes, cantores ou as próprias queixas com cada músculo.

O que você irá aprender no LAB-F?

Aula 1: O passo-a-passo para mapear os principais problemas vocais de cantores e escolher exercícios que tragam mudanças imediatas.

Aula 2: APERTO, QUEBRA, FORÇA, ESTRIDÊNCIA, AGUDOS COMPLICADOS: entenda os sintomas e aprenda a ajustar focando na causa desses problemas.

Aula 3: REGISTROS VOCAIS: Manual Prático do Tireoaritenóideo (TA) o”principal” músculo vocal (PESO) e aprendendo a ativar o Cricotireóideo (CT) para agudos.

Aula 4: FOCO NO CANTO: Amplie seu repertório de exercícios e potencialize ajustes de ressonância. Aprenda a sintonizar fundo de garganta, nasalidade, oralidade, corpo e brilho vocal.

PARTE 1 – Curso Completo de Respiração

AULA 1

Respiração no canto

AULA 2

Tratados e pesquisa científica

AULA 3

Tipos de Respiração: Respiração Clavicular ou Superior

AULA 4

Respiração Média Mista Torácica

AULA 5

Respiração Abdominal ou Inferior

AULA 6

Respiração Costodiafragmático Abdominal

AULA 7

Demanda respiratória especiais no canto

AULA 8

Prática e raciocínio das respirações

AULA 9

Ensinando a respiração CDA do zero

AULA 10

Considerações sobre a respiração CDA na prática

 

Parte 2 – Curso Básico de Fisiologia da Voz Cantada

AULA 1

A Fisiologia da voz aplicada

AULA 2

Que tipos de músculo temos na laringe

AULA 3

O Tireoaritenóideo – TA

AULA 4

O Cricotireóideo – CT

AULA 5

Os “problemas” do TA

AULA 6

Ouvindo o TA

AULA 7

Por que seu aluno grita? Efeito Coanda

AULA 8

Considerações Finais

 

Parte 3 – Curso Básico de Ressonância/Filtros

AULA 1

Intro: Ressonância, Trato Vocal e Filtro

AULA 2

Mudar o filtro altera a fonte?

AULA 3

A interação fonte-filtro

AULA 4

Articulação e os articuladores

AULA 5

Características da Ressonância

AULA 6

Ressonância Alta Média Baixa

AULA 7

Pressão – Pressão Subglótica

AULA 8

Pressão – Pressão Negativa

AULA 9

Pressão – Pressão Positiva + Considerações Finais

AULA 10

Pergunta – Extensão Vs Tessitura

AULA 11

Fechamento Vs Ataques Vocais

AULA 12

Pergunta – Pode-se pigarrear ou prejudica

Aprenda a sintonizar fundo de garganta, nasalidade, oralidade, corpo e brilho vocal.

Módulos entregues AO VIVO:

AULA 1

Entendendo na prática todos os processos de respiração

AULA 2

A respiração abdominal ou inferior/baixa

AULA 3

A respiração intercostal ou costodiafragmático-abdominal

AULA 4

Fluxo Aéreo

AULA 5

Volume Aéreo

AULA 6

Pressão Aérea

AULA 7

Entendendo e manejando a pressão subglótica

AULA 8

Exercícios certeiros para treino de fluxo e pressão

AULA 9

O Efeito Coanda Vs. Tensão Vocal

AULA 10

Apoio ou Appoggio

AULA 11

Entendendo e manejando os problemas causados por uma respiração inadequada

AULA 12

Estação de prática com alunos

AULA 1

Coordenação Pneumofonoarticulatória (CPFA)

AULA 2

Introdução aos MIL

AULA 3

TA interno

AULA 4

TA externo

AULA 5

CT

AULA 6

CAL

AULA 7

AA/IAT

AULA 8

CAP

AULA 9

Mecanismo de adução secundária do CAL, AA e CT

AULA 10

A importância dos AA(IAT) e do CAL na zona de passagem, na soprosidade, nas quebras vocais e fendas glóticas

AULA 11

Estação de Prática Laboratorial: ativação muscular e transferência para o canto.

AULA 1

Ressonância, filtros, encaixes, lugar, impostação, trato vocal e colocação de voz

AULA 2

Articulação e mecanismos articulatórios – lábios, língua, palato mole e mandíbula

AULA 3

Manobras possíveis e configurações do trato vocal

AULA 4

O que é ressonância vocal?

AULA 5

Os constritores da faringe

AULA 6

Ausência de cobertura

AULA 7

Meia cobertura

AULA 8

Cobertura

AULA 9

Metal, brilho e twang

AULA 10

Consequências de se alterar o formato do trato vocal

AULA 11

Estação de Prática Laboratorial: manobras de cobertura

AULA 1

O que são registros vocais

AULA 2

Mecanismo laríngeo ou um fenômeno perceptivo?

AULA 3

Voz de Peito

AULA 4

Voz Mista ou Mix

AULA 5

Voz de Cabeça

AULA 6

Falsete

AULA 7

Flauta ou Flageolet

AULA 8

Whistle ou Apito

 

AULA 1

Registros Vocais e Mecanismos Laríngeos (Roubeau et al. 2009).

AULA 2

M0: Basal (vocal fry)

AULA 3

M1: Modal (peito, misto-peito, piena in testa, mecanismo pesado, borda densa, TA-dominante)

AULA 4

M2: Elevado (falsete, cabeça, misto-cabeça, mecanismo leve, borda tênue, CT-dominante)

AULA 5

M3: Whistle (flauta, flageolet, assobio)

AULA 6

Mecanismos laríngeos e suas sonoridades

AULA 1

Registros vocais e a Pedagogia Vocal Popular atual

AULA 2

Adução Cartilaginosa Vs Adução Membranosa

AULA 3

Modo sussurrado

AULA 4

Modo soproso

AULA 5

Modo fluido

AULA 6

Modo neutro

AULA 7

Existe um Modo Firme?

AULA 8

Modo tenso ou pressed

AULA 1

O que a Acústica Vocal estuda?

AULA 2

Entendendo os Formantes

AULA 3

Entendendo os Harmônicos?

AULA 4

Entendendo a sintonia de Formantes e Harmônicos

AULA 5

Entendendo o básico de “o que” olhar no Espectrograma

AULA 6

Articulação e articuladores

AULA 7

A sintonia a partir das vogais

AULA 8

Sintonia F1H1

AULA 9

Sintonia F1H2

AULA 1

Entendendo as zonas de passagem

AULA 2

Entendendo com prática por que uma voz quebra

AULA 3

Laboratório Prático Aplicado de Exercícios e Treinamentos para resolução de problemas diversos e quebras de passagens com cantores 

“ao vivo”.

E tem bônus exclusivos:

Fisiologia da Voz Infantil

Fisiologia da Voz do Idoso

Raciocínio Clínico ou Técnico-Fisiológico

Aprofundando “de leve” nas Fibras Musculares

Criação de conteúdos baseados na Fisiologia e posicionamento no Instagram

Fisiologia do Exercício – Princípios do Treinamento

+ BÔNUS COM CONVIDADOS

Dr. Reinaldo Yazaki

Entendendo as principais Patologias Vocais que acometem cantores: fendas, nódulos, pólipos, sulco e cisto

Camila Óca

A voz infanto-juvenil e processos lúdicos no aperfeiçoamento vocal

 Prof. Dr. Geová Amorim

O que fazer nas Urgências e Emergências Vocais

Fernando Zimmermann

MIX: entendendo definitivamente a Voz Mista com estratégias e práticas

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Acesso aos conteúdos gravados por 2 anos!

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André Barroso é cantor, Professor de Canto, Fonoaudiólogo, Mestre e Doutorando na área de Performance Vocal e Fisiologia da Voz Aplicada.André é um especialista com amplo conhecimento da prática e manuseio da técnica, ajustes e exercícios vocais em cantores. Seu trabalho e pesquisas em Fisiologia da Voz e Acústica Aplicada tem trazido clareza e segurança na construção de resultados vocais cada vez mais acertados e duradouros para seus mentorados.André sabe, na prática, o que é essencial para você escalar o seu trabalho como Professor de Canto e FonoVoz com competência, segurança técnica e, com isso, aumentar consideravelmente seus resultados e rendimentos.Bem-vindo, bem-vinda!
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